FUNDAMENTOS DE FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


“A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos”. (MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 – Coleção Leitura).

Considerando o exposto, marque a alternativa correta:

 


A Revolução Industrial possibilitou a mecanização da produção das mercadorias e aproximou os meios de produção dos trabalhadores, que passaram a compor grupos diversos.


O operário livre é aquele que sobreviver da força de seu trabalho, tendo o salário como o valor agregado ao serviço que presta ao dono dos meios de produção. O salário, entretanto, não é considerado por Marx como uma mercadoria.


Na produção artesanal, que era característica da Idade Média, o indivíduo tinha em sua própria casa os instrumentos de produção. Artesãos participavam de todo o processo produtivo e não eram apartados do resultado de seu trabalho.


É o proletariado que tem apenas sua força de trabalho, gera riquezas ao produzir bens e serviços. Conforme Marx, influenciado por Adam Smith, é o capital o motor produtor do lucro, e não o trabalho dos homens.


O trabalho é a única mercadoria capaz de criar valor por si mesmo. Em Marx, pode-se dizer que incorpora dois valores: o de uso e o de troca. Assim se pode pensar em relação a qualquer mercadoria (para o que serve - utilidade) e quanto custa (valor monetário. Para o sistema capitalista vale mais o valor de uso das mercadorias.

O filme “Náufrago”, estrelado pelo ator americano Tom Hanks, conta a história de uma pessoa que passa a viver sozinha numa ilha deserta após sofrer um acidente aéreo e ser o único sobrevivente. Um ponto marcante do filme é a relação estabelecida por ele e uma bola de vôlei que chamava de “Wilson”. Esta relação corrobora a afirmação de Aristóteles de que: “o homem é um animal social”. Diante deste cenário, assinale a alternativa correta:

 


O processo de socialização não é um processo destinado a integrar o indivíduo ao grupo, visto que tal movimento é unicamente de responsabilidade e interesse dele. Assim, é possível afirmar que o isolamento social se dá também por escolha.


Mesmo que a relação entre o náufrago e a bola de vôlei pudesse ser encarada como uma necessidade humana, tal relação somente pode ser estabelecida neste caso, pois com a solidão o indivíduo passou a desenvolver necessidades estranhas aos seus instintos.


O indivíduo somente tende a se associar quando se vê num estado de extrema necessidade. Assim, a sociabilidade humana depende da verificação, por parte dos indivíduos, dos fatores que possam permitir a satisfação de seus próprios egos.


Não é possível fazer qualquer relação entre a afirmação de Aristóteles e o filme, uma vez que as necessidades de convívio das pessoas somente podem ser supridas pelo contato com outros homens.


A relação firmada pelo personagem com a bola de vôlei demonstra um comportamento humano tendente à agregação. Faz parte da natureza humana a necessidade de associação, mesmo que exista divergências sobre as motivações para tal.

É uma das características importantes dos grupos sociais segundo a Sociologia:


as formas de agir e pensar e os objetivos em comum partilhados.


indiferença diante o sistema social e político.


objetivos distintos, mas formas de agir e pensar naturais.


individuação total, sem sentimento de partilha.


ação e pensamento em consonância com a classe dominante.

O contexto de criação da pólis grega traduz um modelo de sociedade baseado no modelo conhecimento como patriarcalismo; isto é, um contexto no qual o patriarca, o pai, é o direto responsável pela organização da sociedade. Com base nas características dos cidadãos gregos, analise as assertivas a seguir e aponte V, para as verdadeiras; e F para as falsas. 

 

(    ) Todo cidadão grego deveria ser maior de 18 anos.

(    ) Qualquer pessoa poderia ser cidadão.

(    ) A mulher era tomada como um modelo de cidadã.

(    ) Somente os ricos poderiam ser cidadãos.

(    ) O ócio era fundamental para os cidadãos.

 

A sequência correta é:

 


F, V, V, F e F.


V, F, V, V e F.


F, F, V, F e F.


V, F, F, V e V.


V, F, V, F e V.

Dentro da lógica da formação humana, a dependência do outro é característica fundamental para o desenvolvimento de ambos, e de toda a sociedade. Essa interdependência gera o que comumente se convencionou chamar de ralação social, ou ainda fatos sociais. Entretanto, nem sempre a relação acontece de maneira completa, por conta:

 


Das necessidades humanas.


Das práticas relativistas.


Dos interesses individuais.


Dos interesses coletivos.


Dos problemas políticos.

Max Weber desenvolveu importante estudo sobre o poder e as formas de dominação, ou seja, das formas de submissão de um grupo a um mandato. Sobre dominação e poder em Weber, verifique as assertivas a seguir:

 

I - Weber elabora, relaciona e diferencia os conceitos para poder e dominação. Ainda que, numa análise apressada, possamos empregá-los como sinônimos, não o são.

II - Poder é a probabilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social. Nesse sentido, aproxima-se do conceito de dominação. O que os difere é o elemento da obediência.

III - A dominação pressupõe que o dominado assuma o conteúdo da dominação como se por vontade própria estivesse agindo. O comando é de tal forma interiorizado que nem sempre o indivíduo percebe as relações de dominação das quais faz parte.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas.


I e III, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III.


II, apenas.

Do ponto de vista do agente, o motivo é o fundamento da ação; para o sociólogo, cuja tarefa é compreender essa ação, a reconstrução do motivo é fundamental, porque, da sua perspectiva, ele figura como a causa da ação. Numerosas distinções podem ser estabelecidas e Weber realmente o faz. No entanto, apenas interessa assinalar que, quando se fala de sentido na sua acepção mais importante para a análise, não se está cogitando da gênese da ação, mas sim daquilo para o que ela aponta, para o objetivo visado nela; para o seu fim, em suma. (COHN, Gabriel (Org.). Max Weber: sociologia. São Paulo: Ática, 1979).

Sobre ações sociais em Weber, aponte a alternativa correta:

 


A ação tradicional é aquela cuja razão de ser são os sentimentos que movem o indivíduo que age, expressa uma emoção.  


A ação orientada a fins é um exercício de razão para que determinada ação seja executada. 


A ação racional com relação a fins é estruturada nos valores daquele que empreende a ação.  


A ação orientada a valores não é considerada do tipo racional, para Weber, visto que não representa uma ação sistemática.


A ação afetiva nasce dos costume, tradições e hábitos que fazem parte da formação pessoal de dado indivíduo.  

Considerando as características dos fatos sociais, segundo Émile Durkeim, marque a alternativa que contém a resposta correta:

 


Os fatos sociais deixam de existir quando o indivíduo falece.


Fatos sociais são exteriores ao indivíduo, mas não possuem generalidade.


Fatos Sociais exercem coerção sobre os indivíduos.


Não existem fatos sociais patológicos.


Os fatos sociais estão na sociedade porque estão no indivíduo.

Leia com atenção:

 

Texto 1: A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não se encontram preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança um certo número de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destina. (...) No homem [diferentemente do que acontece entre os animais], as aptidões de todo o gênero que a vida social pressupõe são muito complexas para (...) materializarem-se sob a forma de predisposições orgânicas. Disso se depreende que elas não podem ser transmitidas de uma geração a outra por meio da hereditariedade. É pela educação que se faz a transmissão. (Durkheim [1922], 1978, p. 41)

 

Texto 2: O “gostar de futebol” no Brasil existe fora das consciências individuais dos brasileiros. O gosto ou a paixão por um determinado esporte não existe naturalmente em nosso “sangue”, como supõe o senso comum. Ele existe na coletividade, em nosso meio social, que nos transmite esse sentimento da mesma forma que a escola nos ensina a ler e a escrever. HELAL, R. O que é Sociologia do Esporte? São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

Os textos acima dizem respeito a um processo ao qual estamos todos sujeitos, uma vez que vivemos em sociedade. Trata-se do processo de socialização. Sobre ele, a partir do que determina Durkheim, escolha a alternativa correta:

 


Conforme mostra Durkheim, cabe às instituições sociais o papel de transmissão das normas de comportamento a serem interiorizadas pelo indivíduo.


Ideais que congregam os indivíduos pertencentes aos grupos sociais não precisam ser constantemente revigorados, conforme afirmava Durkheim.


O gostar de futebol indicado no texto dois não representa um fato social transmitido via processo de socialização.


Instituições sociais se valem de hierarquias e de coercitividade para exercer controle social sobre os indivíduos, que se curvam diante do que lhes é imposto.


As normas morais, de acordo com Durkheim, exercem uma força irresistível sobre os indivíduos, que as veem como desejáveis e cujo cumprimento se dá sem qualquer esforço.

“O fato marcante da Revolução Industrial foi o de ela ter iniciado uma era de produção em massa para atender às necessidades das massas. Os assalariados já não são mais pessoas trabalhando exaustivamente para proporcionar o bem-estar de outras pessoas; são eles mesmos os maiores consumidores dos produtos que as fábricas produzem. A grande empresa depende do consumo de massa. Em um livre mercado, não há uma só grande empresa que não atenda aos desejos das massas. A própria essência da atividade empresarial capitalista é a de prover para o homem comum. Na qualidade de consumidor, o homem comum é o soberano que, ao comprar ou ao se abster de comprar, decide os rumos da atividade empresarial.” (MISES, L. Von. Fatos e mitos sobre a Revolução Industrial).

 

Estudando sobre a Revolução Industrial, constata-se que as mudanças promovidas pela revolução não tinham apenas um caráter econômico, mas também social, pois alterou a forma como as pessoas encaravam a acumulação de bens. Passou-se a produzir em maior escala, permitindo maior oferta de produtos e serviços. Neste sentido, assinale a alternativa correta:

 


A circulação de bens e serviços somente se mostra relevante quando as pessoas passam a ter poder aquisitivo suficiente para a compra de todos os bens produzidos.


A revolução industrial permitiu que o homem pudesse desenvolver uma noção de consumo de bens não relacionados à satisfação de necessidades básicas.


A maior industrialização de um país faz que com este seja considerado mais desenvolvido, já que a maior produção de bens aumenta a circulação de riquezas.


A manutenção do pensamento existente no antigo regime, durante a revolução industrial, permitiu que os indivíduos fossem estimulados a trabalhar mais.


Mesmo com a industrialização a maior parte dos países manteve a estratificação social existente antes da revolução industrial.

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